quinta-feira, outubro 06, 2005

Num minuto

Os olhos encontraram-se num minuto. O minuto parecia mover-se devagar. Naquele minuto, as pessoas que se avistavam na rua moviam-se despreocupadamente, tudo se movia em câmara-lenta, sem pressa de chegar ao momento em que os olhos se separavam outra vez e seguiam mais uma vez o seu campo de visão.
Mas, aquele momento ainda não era esse momento. Por enquanto tudo estava concentrado em dois pares de olhos nada mais. Um par de olhos de um verde-água esquálido, e outro par de olhos escuros como o fundo do mar. O choque entre o escuro e o claro, o choque entre uns olhos redondos e uns rasgados. Um choque profundo que derivou num choque surpreso, um tanto envergonhado.
Nenhum dos dois pares de olhos se queria desprender, o olhar foi para além do suportável. Nasceu nos dois pares uma vontade de se unirem, de ficarem colados só a observar, cada pontinho de cada um dos olhos que dava cor. Nasceu nos dois pares de olhos a vontade de beijar a retina, se perder naquele mar de superficie e naquele mar de profundidade. Beijar a pálpebra fina que por segundos apenas quebrava a ligação do olhar. Nasceu nos dois olhos a vontade de tocar , abraçar... Abraçar aqueles olhos que pertenciam a alguém, levá-los consigo para bem longe daquele terminável minuto, fazer com que aquele olhar ficasse congelado, para depois relembrar o calor, a calma e a força sem limites dos olhos... Os olhos encontraram-se num minuto. O minuto moveu-se devagar, mas acabara. O fio quebrou. Os olhos sentiram a partida do olhar, o fim do minuto moroso. Os dois pares de olhos moveram-se lentamente para uma rua de uma cidade coberta de outros olhos. Esqueceram o fio e ligaram-se ao chão. Perderam-se em caras difusas, procuraram outra vez o par de olhos, mas já se tinham movido. O minuto não voltava, o minuto não parava, as pessoas não se moviam lentamente. Num minuto os olhos encontraram-se, numa eternidade tentaram fazer um nó no fio que quebrou...

8 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito! Descreveste muito bem esse minuto que tantas vezes acontece. Um minuto preso num olhar...

Anónimo disse...

lindo! =)

Sara Morgado disse...

Tanto mais num minuto do que nas horas que se seguiram. Nessas horas houve o nada, a saudade, o amor quebrado (mas unido sem saberem).
As trocas de olhares dizem muito. Podem ser boas e podem fazer-nos sorrir antes de adormecer. Mas fica sempre aquele vazio cá dentro porque não se tocou.
Gostei. Adorei.
Beijinhos*

Anónimo disse...

é verdade os olhares dizem muito, neste caso disseram demais, e nem foi preciso o toque para se tocarem...

Anónimo disse...

"um minuto é aquele instante entre o tudo e o nada, instante em que mundos se findam, amores nascem e amizades morrem. no fundo são só 60 segundos..."H.
bastante bom, alias muito bom. conseguiste captar o que a muita gente passa ao lado... espero que consigas continuar a expressar-te assim tão bem!

Anónimo disse...

"os olhos são o espelho da alma!" para mim o olhar diz me muito acerca de uma pessoa...num minuto, podemos amar aquele olhar, deseja-lo ou simplesmente odia lo... há olhares que nunca vou esquecer...!
Gostei muito deste texto!
bjos!

Anónimo disse...

Acho que ja muias pessoas tiveram esse olhar mas são poucas aquelas que conseguem expressa-lo por palavras! Tu es uma dessas pessoas! Obrigado por me teres feito reviver esse olhar!
Lindo=) *****

Cristiana Felgueiras disse...

"andamos em voltas rectas na mesma esfera (...) devolve-me os laços, meu amor"
Um texto que me fez ter vontade de escrever. Escrever também um minuto, aliás, cerca de sete segundos. Um momento bastante curioso...que me fez sorrir dentro. Estranho e que adoro reviver dentro de mim. É um filme sem som. Mas no qual as imagens dizem tudo e tanto. A mim dizem. E eu nem conhecia os olhares, nem os sorrisos nem o espaço.
Está muito bonito o teu texto. Está mesmo lindo. Lindo é um adjectivo que toda a gente usa; que toda a gente por onde passa o deixa escrito; que por vezes parece falso e dito de um modo superficial e de quem quer despachar. Mas espero que o meu pareça sincero, porque o é.
"o olhar foi para além do suportável." Perfeito. Não só esta frase, mas todo o texto. Gostei imenso.
Lol...
Beijinho menina pequenina que eu gosto de abraçar e que me sente como uma pena ^^