quinta-feira, outubro 13, 2005

Rasto salgado

Sinto uma lágrima presa. Sinto que se franzir um pouco mais a testa, se fechar mais os olhos, se puser a boca ao contrário de um sorriso, ela cai. Eu sei. Ela diz-me que é assim, e que não há outra forma de ficar retida eternamente nas pestanas.
Sinto o seu peso...nela reside todos os meus medos, nela está o peso da tristeza que me quebra. É pesada esta lágrima, mal consigo sustê-la nos olhos, mal consigo ver o que me rodeia, a lágrima cobre-me a retina, torna a minha visão opaca e difusa...mais do que o que sempre foi...
Tenho de fechar os olhos, ela quer correr, quer marcar um caminho para outras correrem, ela necessita de respirar o mundo.
As pestanas chocam umas nas outras. A lágrima fica presa no último fio de uma pestana, mas logo se liberta. Caiu. Rápida e leve.
-“Percebes agora a tua origem, lágrima?”- perguntei baixinho.
Ela nada disse. Correu apenas. Deixou o seu rasto salgado, e esperou no canto da boca, que outras seguissem o caminho.
Silêncio. Espera longa. O segundo em que se processa emoções no interior.
Nenhuma veio, nenhuma a seguiu. Para ali se quedou, esperando em muda resignação, mas nada se mexeu. Uma mão decidiu apanhá-la... com todo o cuidado do mundo, colocou a gota no indicador e apagou o rasto deixado por ela. Fez com que nada tivesse existido...
Levou a lágrima de volta à origem.
Vem fica em mim. Não respires o mundo, respira-me. Consome tristezas cá dentro. Eu espero, não tenho pressa de formar novas lágrimas que te serão fieis seguidoras. Talvez fiques cristalizada no tempo, cristalizada nos olhos...talvez...mas eu não tenho pressa de te perder...

7 comentários:

Anónimo disse...

Às vezes é necessário deixar cair todas as lágrimas que estão retidas cá dentro. Fazer vários rastos salgados, lavar a alma... Mas eu gosto muito mais de ver a tua boca sem ser "ao contrário dum sorriso"...

Anónimo disse...

neste momento assinava por baixo..
continua assim!parabens pelo blog!

Nuno Costa disse...

Parabéns pelo blog! Gostei muito deste post, e digo-te que as lágrimas ajudam a lavar a alma, apesar de salgadas! ;) Continua, que eu vou estar atento ao blog! Bjinhos para a Inês e para ti porque escreves muito bem!

Anónimo disse...

Grandes cordas de água
Caem dentro de mim
São cordas resistentes
Duma tristeza sem fim...

Mas como tudo na vida
Tudo parou...tudo acabou...
Como este choro sufocante
Que dentro de mim se afogou. (Inês,2002)

É bom chorar, libertar a alma de todas as nossas tristezas, os nossos medos...
No final do choro, so resta os olhos raiados, os soluços e os varios rastos salgados...
Não adianta reter uma lágrima, seja ela de tristeza ou de alegria...!
bjinhos daqueles! Continua,mana!
Ja sabes que estou sempre aqui para secar as tuas lágrimas!

Sara Morgado disse...

"Vá, não a faças cair", digo eu tantas vezes com medo de ser engolida pelas emoções, com medo de me verem tão fina e quebradiça. Mas ela cai, sem perguntar se pode, sem pudor.
Depois apercebo-me que foi melhor assim, que me estilhaçou a dor do peito. E fez laços mais fortes com quem a viu cair, fez-me ser mais eu.

Cristiana Felgueiras disse...

É bom sentir traços meios verticais formarem-se quentes ao longo da face fria. É bom sentir os olhos molhados de dor que parece libertada. Mas às vezes não se liberta... Mas é bom na mesma deixar o rosto se vestir pelo rasto das gotinhas. Eu gosto... Mas não gosto de ver os outros fazê-lo porque é estranho...porque não sei o que hei-de fazer e só me apetece pegar no coração e arrancar-lhe sem dor todas aquelas lágrimas antes de cairem e fazerem sofrer.
E é bom sentir as tuas palavras percorrerem os lábios que as acolhem em sons baixinhos. Quase me faz sentir o sabor de uma lágrima.
É bom ler-te.

Anónimo disse...

Uma lágrima pode ter tantos significados. Pode ser a dor, a raiva, a revolta, o prazer, a alegria, pode até resultar da explosão de uma gargalhada....é mais que uma gota de água porque uma lágrima revela aquilo que sentimos dentro de nós, denuncia o estado da nossa alma que tanto pode ser bom como mau!(Adorei o teu texto!)