quarta-feira, outubro 26, 2005

Olhos de lua

Da janela viam-se os cabelos a ondular levemente com a brisa da noite. No parapeito, os seus braços tentavam agarrar a imagem para depois vê-la mais tarde na escuridão do seu sono. O sorriso fácil bailava na sua cara e os olhos, aqueles olhos que pareciam duas luas cheias, reflectiam duas luas pequeninas, semi-preenchidas e amarelas.
Quero ir à lua, pensava ela, mas não quero ir à lua dos astronautas, cheia de pegadas e bandeiras... quero ir a esta lua, que está aqui neste céu tão próximo de mim. Onde posso observar as luzes das cidades e as pessoas muito pequeninas. Fechou os olhos de lua cheia e concentrou-se no seu desejo. Pediu com muita força até se formarem pequenas rugas nos cantos dos olhos.
Abriu-os, pestanejou duas vezes.
À sua frente encontrava-se uma escada que ligava a sua janela à Lua. A escada era em caracol e podia ver-se flores a cobrir todo o corrimão. Flores vermelhas, amarelas, azuis, roxas, cor-de-rosa...
Abriu-se um sorriso tão largo que quase não cabia na sua cara. Abriu mais um pouco a janela, subiu ao parapeito e pousou o pé descalço no primeiro degrau. Subiu, subiu, subiu, subiu enquanto observava a imagem da sua janela cada vez mais longe e as luzes da cidade cada vez mais pequenas. 200 degraus para chegar à Lua, mas conseguira. Empoleirou-se no quarto crescente e observou até não conseguir mais.Ali estava a cidade adormecida... e ouvia-se o som do suspiro de múltiplos sonhos e desejos reprimidos durante o dia. Ali estava a cidade adormecida, desperta e atenta a todos os movimentos do sono. Os seus pés tocavam nas estrelas, que salpicavam o céu escuro, e elas beijavam-nos, dançavam à sua volta, iluminando-lhe mais a imagem lá ao fundo. Observou e sorriu, até os seus olhos lhe pesarem de tanto sono. Então encostou-se à Lua e a Lua abraçou-a e aconchegou-a junto a si. Os olhos de Lua cheia uniram a pálpebras finas e assim dormiram, um pouco despertos, e sonharam na Lua em quarto crescente.

5 comentários:

Sara Morgado disse...

Fez-me pensar, sabias? Fez-me engolir em seco e parar, de olhos fechados. Reti as palavras cá dentro e formaram-se outras para eu ler: "quando se quer e se tem força de vontade, tudo é possível". Nem que para isso se feche muito os olhos e os punhos. E, essencialmente, se lute, de coração cheio.
E nós que queremos coisas tão mais fáceis que ir à lua, por vezes não conseguimos por medo/falta de coragem. E ela que teve tudo isso e conseguiu.
Gostei muito da história. Tem descrições tão queridas =) **

Anónimo disse...

Minha menina de olhos de lua cheia, verde azeitona! Andas mais na lua do que aquilo que eu queria... Fizeste-me lembrar da entrada dos filmes (creio da DreamWorks) em que aparece um menino a pescar numa lua em quarto crescente. Podias ser, perfeitamente, tu...

Cristiana Felgueiras disse...

Siiim esse menino a pescar! :)
A mim fez-me pensar no videoclip da Tonight tonight dos Smashing Pumpkins.
Sim...os desejos...percebo :)*

Anónimo disse...

Sonha muito mas volta sempre dos sonhos porque fazes falta aqui!Quando voltares, luta para que os sonhos se realizem e sempre que sonhares com a lua diz-me para lutarmos juntas porque também quero visitar essa lua de gente pequenina!=)

Anónimo disse...

ya..as xs era preciso uma lua nossa pra podermos reflectir..sem nd externo k pudesse interferir..para sermos racionais..ou nao..e depois voltar..para a realidade..k embora as xs dura, nos tras tb mta felicidade!
Tens uma criatividade incrivel!continua assim =P