terça-feira, dezembro 06, 2005

Livro

Observo os pés pisar o chão, observo os joelhos dobrar, os braços ao longo do corpo, acompanhando o movimento do passo incerto. Piso o chão como quem pisa o que não quer… Olho à volta como quem procura o que quer, o que precisa… Nada à volta anuncia a presença de algo e continuo a pisar com quem não quer e a pensar como quero tanto…
Carrego o meu livro com uma enorme capa vermelha que cobre páginas amarrotadas, páginas lisas, páginas tão presas, páginas soltas e tantas páginas em branco.
Um grande livro, de uma grossura colossal, um peso grandioso… Eu piso o chão e o livro pisa-me a mim… As páginas amarrotadas pesam mais, as lisas, levo-as sem sentir e as páginas presas já tomaram o peso sobre as minhas costas. As restantes… continuam com um peso nulo mas que também pesam e talvez pesem mais que as outras…
Um passo, uma frase, um passo, uma palavra, um passo, dois, três, quatro… um livro…
É o meu livro mas não o controlo. Escreve o que vê, escreve o que nem vê, escreve o que nem sente, nem ouve, nem cheira… escreve o que é e não é, e o que espera que seja…
No fim, pés, o pisar do chão, joelhos dobrados e braços ao longo do corpo que acompanham o movimento do passo, originaram frases… No fim, o chão que piso, o que olho e o que não quero, e quero tanto… originaram frases do meu livro.No fim, mais um que vagueia por ruas, com o peso das páginas que um dia se fizeram e, com a certeza que haverão muitas mais para escrever…

4 comentários:

Anónimo disse...

olaaaaaa xeeeeeeeeeeeeeelma!!
o texto ta msm, msm, msm, lindo!! devias escrever mais, pk kando leio os teus textos fico msm trankila e serena....
jokitas gandes e parabens!

Anónimo disse...

Espero que as frases desse livro continuem a ser escritas com muita serenidade. Se eu puder farei de borracha e apagarei tudo o que de mau possa ser escrito. Para que esse livro não te pese tanto...

Sara Morgado disse...

Sim, é mesmo serenidade. É o teu reflexo.

Anónimo disse...

incrivel..td o k esta subentendido nos teus textos consegue-se entender..o livro da (tua) vida..nao podes controlar o k é escrito..nem podes apagar..mas isso é k é viver..e as xs as paginas amarrotadas k tt pesam podem dar-t alento para o k se segue..e cada x haverem menos paginas amarrotadas..aproveita as paginas lisas e lembra essas..mas n t eskeças das amarrotadas..pk sao essas k t fazem dar valor às k não o são.. ;)