quarta-feira, dezembro 21, 2005

Nuvem de música

Ouve-se ao fundo os leves sons de uma música...ouvem-se as notas arranhar o ar, enquanto se movem lentamente. Olhos fechados, mãos fechadas, e a nuvem de música que se começa a formar, ainda um pouco dispersa à minha volta. Vai-me envolvendo, vai-me sugando outros pensamentos, restando apenas o som...não o som do mundo lá fora, mas o som do mundo da música...desta música.
As notas ganham velocidade, os olhos continuam cerrados, mas a palma da mão passeia-se na nuvem que me envolve, retém-se por momentos em sons e em palavras que ficam, para logo passarem a seguintes. Fecho os dedos...colcheias, semicolcheias...bês, cês, dês...ficam presos por entre os dedos. Encosto a mão no peito, sinto as notas e as palavras entrar pelos poros, como um sopro quente. Guardo-as no meu dentro apertado, que se contrai pela beleza do conjunto , pela beleza da música. Esta nota aqui, esta palavra ali, esta acolá. Fiquem, fiquem mais um pouco...os músculos, as veias e as artérias pedem e prendem-nas mais um pouco...mas elas saiem por onde entraram, e fica apenas um rasto sulcado. Os olhos abrem-se, e as notas saiem, os lábios abrem-se e as palavras saiem...em forma de lágrimas músicais, que dançam enlevadas no rosto pela melodia, em forma de um trautear baixinho que escapa por entre os lábios...elas saiem porque são livres, e a nuvem da música as espera, para as acolher e novo e partir. As notas e as palaras juntam-se, primeiro rapidamente, depois lentamente, até que se separam e a nuvem se evapora...
E tudo recomeça.

Not swallowed in the sea- Coldplay- X & Y

( Quando a música acaba e fica o desejo de mais e mais, e o medo que na próxima vez a nuvem de música não nos encante tanto como das outras vezes...que falte o aperto cá dentro, que nos falte o sentido da música, que falte a lágrima musical...)

5 comentários:

Sara Morgado disse...

Ai Coldplay Coldplay... Têm músicas que nos marcam.
Mas também te digo, não chegam aos calcanhares das músicas de Natal de Ermesinde :)

(Mas a nuvam vai-nos encantar mais e mais e nunca se vai desfazer e simplesmente evaporar. A nuvem de música vai existir sempre em nós, por entre músicas tão nossas que ouvimos à noite de olhos fechados, por entre concertos em que partilhamos tudo de braços dados, por entre horas de loucura. E ainda bem que o sentido da música nunca nos vai faltar.)
(Sabe bem.)

Anónimo disse...

Que nunca te falte a musicalidade. Que consigas sempre encantar-te com boa música...

Anónimo disse...

olaaaaa!
n sei se ja vos dixe, maaaaas....eu estive la!! looool...sim, sim...eu sei k m kerem bater, mas eu, ao contrario do k poxam pensar...nakelas horas em k estive a ouvir akelas melodias lindas acompanhadas das letras arrepiantes, pensei em todas as ATN, pensei no kanto voces gostariam de estar la, pensei no kanto akela musica nos une, pensei nas tardes a ouvir musica em casa da daniela, pensei nas aulas de TIC em k nos uniamos a cantar, como se so existixemos nós e a musica....isto tudo só pa dizer k nunca vos eskeço, msm nos momentos de prazer....loooool
jokitas gandes

D. disse...

este cd, em particular, atira-me para uim sábado à noite em que houve um beijo que falou mais que outra coisa qualquer. quando uma musica faz duas pessoas chorar ao mesmo tempo, por causa dos sentimentos icnontroláveis dentro delas... as lágrimas a cair em nós, limpas pelos dedos suaves, a música, o beijo, os olhos... qualquer coisa tinha mudado em mim... sei que me vão gozar, não quero saber... Lol Quanto ao texto, eu nem comento, porque sei que não vais acreditar, mas está mesmo muito bom... como todos os outros!!!

Anónimo disse...

incrivel a musica n e?..
uma musica pode recordar momentos..uma musica pode explodir sentimentos..uma musica pode lembrar alguem..e fazer-nos rir..ou chorar..uma musica cria replicas na nossa imaginação, de momentos vividos com alguem..
o ritmo e a melodia podem lembrar nos de momentos felizes ou tristes ou perfeitos..e há letras k dixem por nós o k keremos dixer mas n conseguimos ou n arranjamos palavras..e ha musicas k o fazem tao bem..
musicas "de alguem"..musicas "de alguens"..mexem conosco e quase controlam o nosso estado emocional..
é incrivel..o poder da musica..e as xs devastador..
adorei o texto..parecia k tava a ler o k eu keria dixer..
adorei mm..
bjinhus!por favor n pares de escrever..