terça-feira, dezembro 06, 2005

Olha e vê

Olho-te. Olho-te bem dentro e vejo o que tens dentro do que te escondes. Tu olhas mas nem me vês. E eu espero… o mundo também espera que um dia me vejas, que o vejas e te vejas a ti. Mas nada… o mundo continua à espera e tu olhas para tudo, olhas o céu, as nuvens, as pessoas à volta, o mundo à tua volta. Olhas mas és cego por dentro. Quantos queriam os olhos! E tu apenas olhas…
Olhas para ti mesmo e não vês o que eu vejo por dentro do que te escondes. Um coração… tão frágil, que pulsa sangue tão pouco, que não pulsa calor para ti e para o mundo. Continuas a sorrir como se sentisses o coração bater. Mas não sentes… tu olhas mas não vês e és cego e não sabes…
O coração a parar, a parar, cada vez mais, tão lentamente que até dói, tão lentamente que até pára o meu por instantes.
Vejo os teus olhos fechar, vejo os teus lábios fechar, vejo os teus braços e pernas fechar, vejo o teu corpo fechar-se ao mundo… Vejo o teu corpo no chão mas ele não me vê e assim continua, fechado sobre si mesmo, cego mesmo quando morre.
Não me morras! Diz o meu coração mas o teu nem responde… Continua quedo e mudo no chão, com veias que estão vazias e cheias de morte para ti.
Tento fugir do que me prende, do que te prende… Tento atravessar o que te protege e ao mesmo tempo te mata, o que te torna tão fraco… Caio, parto-me em bocados pequenos que tentam chegar a ti, por alguma fresta do teu olhar… Parto-me em vão… Enquanto tu te quebras em dois, caído no chão, de olhar perdido em nada…
Não me morras… dizem as lágrimas… mas tu há muito que partiste…

4 comentários:

Anónimo disse...

a unica coisa k poxo dizer sobre este texto é k kando acabei de o ler fikei a olhar para o ecra cerca de 5min, fikei completament embasbacada e derretida....alem do taxto tar um espetaculo, li-o ao som de ornatos, o k tb ajuda....looool
jokitas gandes

Anónimo disse...

Eu olho-te... e vejo-te. E estarei sempre aqui a velar por ti. Mesmo quando partir... eu ficarei. Por ti...

Sara Morgado disse...

"Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem." José Saramago

Às vezes não basta ter os olhos abertos. Podemos olhar sem ver.

D. disse...

este texto lembra-me um que escrevi e que talvez chegue a publicar... Olhar completa.se quando se observa e observa olhos que nunca se viu, parar o tempo fixando alguém, enquanto se tenta imaginar o que ela esconde ali dentro, é agradavel e tira-nos por momentos, de alguma solidão que nos esteja torturando...